Oppenheimer: elenco, resumo, trailer e onde assistir online
Oppenheimer é o próximo filme biográfico, drama e suspense americano escrito e dirigido por Christopher Nolan. É baseado em American Prometheus, uma biografia de J. Robert Oppenheimer escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin.
Resumo do filme Oppenheimer
ATENÇÃO: Alerta de spoilers!
Em 1926, o jovem de 22 anos J. Robert Oppenheimer lida com saudades e ansiedade enquanto estuda no Laboratório Cavendish em Cambridge, sob a exigente supervisão de Patrick Blackett. Oppenheimer prepara uma maçã envenenada para Blackett, mas impede que o cientista visitante Niels Bohr a coma acidentalmente. Ele completa seu doutorado em física na Universidade de Göttingen, na Alemanha, onde conhece Werner Heisenberg. Retornando aos Estados Unidos, ele espera expandir a pesquisa em física quântica lá, ensinando na Universidade da Califórnia, Berkeley, e no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Durante esse tempo, ele encontra Jean Tatlock, membro do Partido Comunista dos EUA, com quem tem um relacionamento romântico intermitente até seu eventual suicídio; e mais tarde sua futura esposa Katherine Puening, uma bióloga e ex-comunista.
O general do exército dos EUA, Leslie Groves, recruta Oppenheimer para liderar o Projeto Manhattan com o objetivo de desenvolver uma bomba atômica, depois que Oppenheimer assegura a Groves que não tem simpatias comunistas. Oppenheimer, que é judeu, é especialmente motivado pela possibilidade de os nazistas estarem desenvolvendo um programa de armas nucleares, liderado por Heisenberg. Ele reúne uma equipe científica, incluindo Edward Teller, Isidor Isaac Rabi e David Hill, em Los Alamos, Novo México, para criar secretamente a bomba, com a intenção de que ela salve o mundo, apesar de suas potenciais repercussões globais. Durante o desenvolvimento, Oppenheimer discute com Albert Einstein a possibilidade de que tal bomba desencadeie uma reação em cadeia que poderia destruir o mundo.
Quando a Alemanha se rende na Segunda Guerra Mundial, alguns cientistas do projeto duvidam de sua importância contínua. A bomba é concluída e o teste Trinity é realizado com sucesso pouco antes da Conferência de Potsdam. Com o fim da guerra na Europa, o presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman, decide lançar bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, forçando a rendição do Japão e tornando Oppenheimer uma figura pública como o “pai da bomba atômica”. Assombrado pela imensa destruição e sofrimento causados pelas bombas, Oppenheimer implora pessoalmente a Truman para usar restrição no desenvolvimento de armas ainda mais poderosas. Truman percebe o desconforto de Oppenheimer como fraqueza e insiste que, como presidente, ele sozinho assume a responsabilidade pelo uso da bomba. Oppenheimer continua sentindo uma intensa culpa.
Oppenheimer defende-se contra o desenvolvimento nuclear adicional, especialmente a bomba de hidrogênio, posicionando-se contra Teller. Sua posição se torna um ponto de contenda no tenso cenário da Guerra Fria com a União Soviética. Lewis Strauss, presidente da Comissão de Energia Atômica dos EUA, ressente-se de Oppenheimer por desconsiderar publicamente as preocupações de Strauss em relação à exportação de radioisótopos e – de acordo com a crença de Strauss – denegrir sua imagem para Einstein. Em uma audiência destinada a remover Oppenheimer da influência política, ele é traído pelo testemunho de Teller e outros colegas, enquanto Strauss explora as associações de Oppenheimer com comunistas atuais e ex-membros, como Tatlock e seu irmão, Frank. Apesar dos testemunhos de vários aliados, o acesso de Oppenheimer é revogado, prejudicando sua imagem pública e neutralizando sua influência política. Mais tarde, em uma audiência do Senado para confirmar a nomeação de Strauss como Secretário de Comércio, os motivos pessoais de Strauss para orquestrar a queda de Oppenheimer são expostos, levando ao fracasso da confirmação de Strauss.
Em 1963, o presidente Lyndon B. Johnson concede a Oppenheimer o Prêmio Enrico Fermi como gesto de reabilitação política. É revelado que a conversa anterior de Oppenheimer com Einstein não era sobre Strauss, mas sim sobre as amplas implicações das armas nucleares. Oppenheimer se questiona se o teste Trinity – em grande parte sua criação – desencadeou uma “reação em cadeia” de eventos que poderiam levar a um holocausto nuclear.
ATENÇÃO: Alerta de spoilers!
- Data de lançamento: 21 de julho de 2023
- Diretor: Christopher Nolan
- Música: Ludwig Göransson
- Baseado em: American Prometheus de Kai Bird e Martin J. Sherwin
- Distribuição: Universal Pictures
Curiosidades
O elenco inclui cinco vencedores do Oscar: Casey Affleck, Kenneth Branagh, Matt Damon, Gary Oldman, Rami Malek e dois indicados ao Oscar: Robert Downey Jr. e Florence Pugh.
Pela primeira vez, um filme preto e branco será usado em uma câmera de filme IMAX para filmar certas cenas.
Elenco e personagens de Oppenheimer
Veja os atores que estão presente no elenco desse filme e quais os personagens eles interpretam.
Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer
J. Robert é um dos físicos creditados como pai da bomba atômica. Saiba mais sobre Cillian Murphy.
Emily Blunt como Katherine “Kitty” Oppenheimer
Kitty é a esposa do físico J. Robert.
Robert Downey Jr. como Lewis Strauss
Lewis é o presidente da Comissão de Energia Atômica dos EUA.
Rami Malek como David L. Hill
David é um físico nuclear americano.
Florence Pugh como Jean Tatlock
Jean Tatlock é membro do Partido Comunista dos EUA.
Onde assistir Oppenheimer online
Você pode assistir Oppenheimer online direto das plataformas de streamings abaixo, alugando ou assinando. Os streamings são atualizados em tempo real para você conseguir encontrar a melhor opção de onde assistir, alguns filmes e séries podem não estar disponível no Brasil no momento, mas assim que estiver disponível você vai poder ver aqui as opções para assistir.
Trailer
Assista ao Trailer oficial do filme legendado e veja algumas cenas dos atores em ação.
Imagens e wallpapers
Veja algumas imagens e wallpapers do filme, nas imagens mostram alguns dos personagens em cena.
Reviews recentes
Não há críticas ainda. Seja o primeiro a escrever uma.