Cidade de Deus: Elenco e personagens, onde assistir online

Cidade de Deus é um filme de ação, crime, drama brasileiro de 2002 produzido pela O2 Filmes, Globo Filmes e VideoFilmes e distribuído pela Lumière Brasil. É uma adaptação roteirizada por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins. Foi dirigido por Fernando Meirelles, codirigido por Kátia Lund.

Resumo do filme Cidade de Deus

ATENÇÃO: Alerta de spoilers!

Na cena inicial, galinhas são preparadas para uma refeição quando uma delas escapa, desencadeando uma perseguição pelas ruas da favela Cidade de Deus por um grupo armado. A perseguição leva a galinha até um jovem chamado Buscapé, que acredita erroneamente que a gangue está atrás dele. Buscapé, que também é o narrador da história, inicia sua narrativa ao voltar no tempo para sua infância, situada no final dos anos 1960.

Nessa época, a favela Cidade de Deus é um conjunto habitacional recentemente construído, afastado do centro do Rio de Janeiro, com acesso limitado à eletricidade e água. Três ladrões amadores, conhecidos como “Trio Ternura” – composto por Cabeleira, Alicate e Marreco – espalham o terror nos negócios locais. Marreco, que é irmão de Buscapé, faz parte desse grupo. Eles seguem um estilo à la Robin Hood, dividindo parte do dinheiro roubado com os moradores da favela em troca de proteção. Vários jovens da favela se unem ao trio, considerando-os ídolos. Um desses jovens, chamado Dadinho, convence o trio a assaltar um motel. Eles aceitam, mas optam por não matar ninguém. Como acham Dadinho jovem demais, o deixam como vigia.

Insatisfeito com esse papel, Dadinho dispara um tiro de advertência durante o assalto e prossegue para realizar seu desejo de violência, matando todos no motel. Esse massacre atrai a atenção da polícia, levando o Trio Ternura a deixar a favela. Alicate se junta à igreja, Cabeleira é morto pela polícia ao tentar escapar com sua namorada, e Marreco é morto por Dadinho após tentar roubar o dinheiro de Dadinho e seu amigo Bené, que estavam se escondendo após o incidente no motel.

Passam-se alguns anos. Buscapé se une a um grupo de jovens que compartilham o interesse por maconha. Ele desenvolve uma paixão pela fotografia ao capturar imagens de seus amigos, em particular de uma garota chamada Angélica. Buscapé tenta diversas vezes se aproximar dela, mas todas as suas tentativas são sabotadas por um grupo de arruaceiros conhecidos como Caixa Baixa. Enquanto isso, Dadinho transforma-se em Zé Pequeno e, com seu amigo de longa data Bené, constrói um império no tráfico de drogas ao eliminar todos os concorrentes, exceto um traficante chamado Cenoura.

Veja:  Straight Outta Compton: A História do N.W.A. - onde assistir

Uma relativa calmaria chega à Cidade de Deus com Zé Pequeno no comando, que mantém a paz evitando confrontos com a polícia e eliminando um dos Caixa Baixa, que estava envolvido em atividades criminosas na área. Ele planeja assassinar Cenoura, seu último concorrente, mas Bené o impede, já que os dois são amigos. Em um momento crucial, Bené e Angélica decidem abandonar a vida criminosa e buscar uma nova vida em uma fazenda, celebrando com uma grande festa de despedida. Zé, desafiado por não conseguir encontrar uma parceira de dança, humilha Mané Galinha, um homem presente na festa.

No entanto, a morte de Bené, pelas mãos de Neguinho, um traficante anterior, que estava tentando matar Zé, muda o curso das coisas. Bené era o único obstáculo que impedia Zé Pequeno de atacar os negócios de Cenoura. Essa perda coloca Zé em uma posição vulnerável e Cenoura, por sua vez, sente-se ameaçado pela situação.

Após a morte de Bené, Zé Pequeno comete mais atrocidades, estuprando a namorada de Mané Galinha e assassinando seu tio e irmão. Galinha, consumido pelo desejo de vingança, une forças com Cenoura para enfrentar Zé Pequeno. Uma série de eventos violentos desencadeia uma guerra total entre as duas facções, arrastando toda a Cidade de Deus para o conflito. Para expandir seu domínio, Zé Pequeno recruta jovens do grupo Caixa Baixa, fornecendo-lhes armas em troca de lealdade.

A rivalidade entre Zé Pequeno e Galinha aumenta quando Zé se vê ameaçado pela crescente notoriedade de Galinha. Ele ordena que Buscapé tire fotos dele e de sua gangue para serem publicadas, inconsciente de que essas imagens seriam divulgadas em um jornal. Buscapé, temendo por sua vida, acredita erroneamente que Zé Pequeno deseja matá-lo. No entanto, Zé fica satisfeito por sua fama aumentar.

O filme retorna à cena de abertura, onde a perseguição da galinha pelas ruas da favela culmina em um confronto sangrento. Mané Galinha e Cenoura entram na disputa, resultando em um tiroteio entre as gangues e, posteriormente, a intervenção policial. Mané Galinha é morto por Otto, um jovem que se infiltrou na gangue para vingar a morte de seu pai, assassinado por Galinha em um assalto a banco. Zé Pequeno e Cenoura são finalmente presos, mas a violência continua. Zé Pequeno é libertado da prisão, mas acaba sendo assassinado pelos membros dos Caixa Baixa como vingança. Buscapé registra as imagens da morte de Zé e as leva ao jornal, encerrando um ciclo de violência que assolou a Cidade de Deus.

Veja:  Como se fosse a primeira vez: elenco, músicas, onde assistir

ATENÇÃO: Alerta de spoilers!

  • Data de lançamento: 30 de agosto de 2002 (Brasil)
  • Diretores: Fernando Meirelles, Kátia Lund
  • Classificação: Recomendado para maiores de 16 anos
  • Duração: 2h 10m
  • Indicações: Oscar de Melhor Direção, etc…
  • Roteiro: Bráulio Mantovani
  • Autor: Paulo Lins
  • Adaptação de: Cidade de Deus
Cidade de Deus

Elenco e peronagens de Cidade de Deus

Veja alguns dos atores e os personagens que eles interpretam neste filme.

Alexandre Rodrigues como Buscapé / Wilson Rodrigues

Buscapé é um jovem narrador e fotógrafo, testemunha e participante das transformações violentas e complexas na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Cidade de Deus

Leandro Firmino / Douglas Silva como Zé Pequeno / Dadinho

Zé Pequeno é um personagem central na trama do filme. Ele começa como um jovem ambicioso e se torna um impiedoso líder do tráfico de drogas na favela, controlando a área com violência e crueldade, até sua queda trágica.

Cidade de Deus

Phellipe Haagensen / Michel Gomes como Bené

Bené é um amigo de infância de Zé Pequeno. Ele é uma figura importante na vida de Zé Pequeno, servindo como uma influência mais positiva e impedindo que Zé Pequeno ataque os negócios de um rival.

Cidade de Deus

Matheus Nachtergaele como Sandro Cenoura

Cenoura é um traficante rival de Zé, que se torna um alvo de conflito entre facções criminosas após a morte de Bené, desencadeando uma violenta guerra na favela.

Cidade de Deus

Seu Jorge como Mané Galinha

Mané Galinha é um personagem no filme “Cidade de Deus” que busca vingança e alia-se a Cenoura para enfrentar Zé Pequeno.

Cidade de Deus

Alice Braga como Angelica

Angélica é uma personagem no filme “Cidade de Deus” que desperta o interesse de Buscapé e está envolvida em sua jornada.

Cidade de Deus

Onde assistir Cidade de Deus online

Você pode assistir Cidade de Deus online nas principais plataformas de streamings como Netflix, Paramount+, Amazon Prime Vídeo, Globo Play, Youtube e Google Filmes e TV.

Trailer oficial de Cidade de Deus

Assista ao trailer oficial do filme onde mostra cenas bem legais.

Trailer oficial do Filme.

Imagens e wallpapers do filme Cidade de Deus

Veja algumas imagens e wallpapers do filme onde mostra os atores em cenas.

Reviews recentes

Não há críticas ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Escreva uma review

Nota final dos usuários

0,0
Rated 0,0 out of 5
0,0 de 5 estrelas (baseada em 0 avaliações)
Excelente 0%
Muito bom0%
Média0%
Péssima0%
Terrível0%