O Auto da Compadecida: elenco, resumo, onde assistir
O Auto da Compadecida é um filme brasileiro de comédia e drama, lançado em 2000, dirigido por Guel Arraes, com roteiro de Adriana Falcão, João Falcão e do próprio Arraes, e baseado na peça teatral Auto da Compadecida de 1955 de Ariano Suassuna, com elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, ambas do mesmo autor.
Resumo de O Auto da Compadecida
ATENÇÃO: Alerta de spoilers!
Chicó e João Grilo são dois homens pobres que vivem próximo a Taperoá, na Paraíba, durante a década de 1930. Eles conseguem um emprego na padaria da cidade, cujos donos, Eurico e Dora, tratam mal os empregados, oferecendo comida estragada a eles e bife de qualidade superior para sua cadela de estimação. Quando a cadela morre, Dora exige que os homens peçam ao padre para benzer o animal antes do enterro…
O padre inicialmente recusa, mas João Grilo, astuto e enganador, diz que a cadela pertence ao temido Major Antônio Morais, fazendo com que o padre concorde. João Grilo ainda afirma que a cachorrinha deixou uma herança de dez contos de réis para a igreja, fazendo com que o padre realize o enterro em latim. Quando todos voltam para a igreja, encontram um bispo irritado, mas que se acalma ao saber que a cadela deixou sete contos de réis para a paróquia e três para a igreja.
No interior da Paraíba, Chicó e João Grilo trabalham na padaria do padeiro Eurico e sua esposa infiel, Dora. Quando a cadela dos patrões morre, Dora exige que o padre da cidade a benza antes do enterro, e João Grilo engana o padre para conseguir realizar o funeral em latim. Chicó se apaixona por Rosinha, filha do Major Antônio Morais, e os amigos engendram um plano para conseguir sua autorização para casar com ela.
Mas tudo muda quando encontram o cangaceiro Severino, que mata vários personagens, incluindo João Grilo. Depois de sua morte, todos se encontram no céu para o julgamento final, e João Grilo consegue a ajuda de Nossa Senhora para enviar alguns personagens ao purgatório e outros diretamente ao céu.
Após ressuscitar, João Grilo encontra Chicó enterrando seu corpo e juntos retomam o plano de fazer Chicó se casar com Rosinha. No entanto, o plano fracassa quando o pai da moça descobre a verdade sobre a riqueza de Chicó. Com a ajuda de Rosinha e João Grilo, Chicó escapa, deixando Antônio Morais furioso. Mais tarde, na estrada, eles encontram um andarilho negro que pede comida, e Rosinha conclui que pode ser Jesus disfarçado. Eles seguem caminhando, enquanto João Grilo toca sua gaita.
Continuação: O Auto da Compadecida 2
ATENÇÃO: Alerta de spoilers!
- Data de lançamento: 10 de setembro de 2000 (Brasil)
- Diretor: Guel Arraes
- Duração: 1h 44m
- Classificação: Recomendado para maiores de 12 anos
- Autor: Ariano Suassuna
- Roteiro: Guel Arraes, Adriana Falcão, João Falcão
Elenco e personagens de O Auto da Compadecida
Veja alguns dos atores e os personagens que eles interpretam neste filme.
Matheus Nachtergaele como João Grilo
João Grilo é um sujeito esperto e malandro, que vive inventando histórias e enganando as pessoas da cidade.
Selton Mello como Chicó
Chicó, um sujeito medroso e que sempre tenta seguir o caminho correto, mas acaba cedendo às artimanhas do amigo.
Marco Nanini como Severino
Severino de Aracaju é um temido cangaceiro que persegue a dupla.
Diogo Vilela como Eurico
Eurico é o padeiro da cidade e marido de Dora.
Denise Fraga como Dora
Dora é a mulher do padeiro que vive traindo ele.
Onde assistir O Auto da Compadecida online
Você pode assistir O Auto da Compadecida online direto das plataformas de streamings abaixo, alugando ou assinando. Os streamings são atualizados em tempo real para você conseguir encontrar a melhor opção de onde assistir, alguns filmes e séries podem não estar disponível no Brasil no momento, mas assim que estiver disponível você vai poder ver aqui as opções para assistir.
Trailer
Assista ao trailer do filme e veja algumas cenas onde mostra os atores em ação.
Imagens e wallpapers de O Auto da Compadecida
Veja algumas imagens e wallpapers onde mostra alguns dos personagens em cenas.
Reviews recentes
Não há críticas ainda. Seja o primeiro a escrever uma.