Oppenheimer é o próximo filme biográfico, drama e suspense americano escrito e dirigido por Christopher Nolan. É baseado em American Prometheus, uma biografia de J. Robert Oppenheimer escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin.
Resumo do filme Oppenheimer
ATENÇÃO: Alerta de spoilers!
Em 1926, o jovem de 22 anos J. Robert Oppenheimer lida com saudades e ansiedade enquanto estuda no Laboratório Cavendish em Cambridge, sob a exigente supervisão de Patrick Blackett. Oppenheimer prepara uma maçã envenenada para Blackett, mas impede que o cientista visitante Niels Bohr a coma acidentalmente. Ele completa seu doutorado em física na Universidade de Göttingen, na Alemanha, onde conhece Werner Heisenberg. Retornando aos Estados Unidos, ele espera expandir a pesquisa em física quântica lá, ensinando na Universidade da Califórnia, Berkeley, e no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Durante esse tempo, ele encontra Jean Tatlock, membro do Partido Comunista dos EUA, com quem tem um relacionamento romântico intermitente até seu eventual suicídio; e mais tarde sua futura esposa Katherine Puening, uma bióloga e ex-comunista.
O general do exército dos EUA, Leslie Groves, recruta Oppenheimer para liderar o Projeto Manhattan com o objetivo de desenvolver uma bomba atômica, depois que Oppenheimer assegura a Groves que não tem simpatias comunistas. Oppenheimer, que é judeu, é especialmente motivado pela possibilidade de os nazistas estarem desenvolvendo um programa de armas nucleares, liderado por Heisenberg. Ele reúne uma equipe científica, incluindo Edward Teller, Isidor Isaac Rabi e David Hill, em Los Alamos, Novo México, para criar secretamente a bomba, com a intenção de que ela salve o mundo, apesar de suas potenciais repercussões globais. Durante o desenvolvimento, Oppenheimer discute com Albert Einstein a possibilidade de que tal bomba desencadeie uma reação em cadeia que poderia destruir o mundo.
Quando a Alemanha se rende na Segunda Guerra Mundial, alguns cientistas do projeto duvidam de sua importância contínua. A bomba é concluída e o teste Trinity é realizado com sucesso pouco antes da Conferência de Potsdam. Com o fim da guerra na Europa, o presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman, decide lançar bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, forçando a rendição do Japão e tornando Oppenheimer uma figura pública como o “pai da bomba atômica”. Assombrado pela imensa destruição e sofrimento causados pelas bombas, Oppenheimer implora pessoalmente a Truman para usar restrição no desenvolvimento de armas ainda mais poderosas. Truman percebe o desconforto de Oppenheimer como fraqueza e insiste que, como presidente, ele sozinho assume a responsabilidade pelo uso da bomba. Oppenheimer continua sentindo uma intensa culpa.
Oppenheimer defende-se contra o desenvolvimento nuclear adicional, especialmente a bomba de hidrogênio, posicionando-se contra Teller. Sua posição se torna um ponto de contenda no tenso cenário da Guerra Fria com a União Soviética. Lewis Strauss, presidente da Comissão de Energia Atômica dos EUA, ressente-se de Oppenheimer por desconsiderar publicamente as preocupações de Strauss em relação à exportação de radioisótopos e – de acordo com a crença de Strauss – denegrir sua imagem para Einstein. Em uma audiência destinada a remover Oppenheimer da influência política, ele é traído pelo testemunho de Teller e outros colegas, enquanto Strauss explora as associações de Oppenheimer com comunistas atuais e ex-membros, como Tatlock e seu irmão, Frank. Apesar dos testemunhos de vários aliados, o acesso de Oppenheimer é revogado, prejudicando sua imagem pública e neutralizando sua influência política. Mais tarde, em uma audiência do Senado para confirmar a nomeação de Strauss como Secretário de Comércio, os motivos pessoais de Strauss para orquestrar a queda de Oppenheimer são expostos, levando ao fracasso da confirmação de Strauss.
Em 1963, o presidente Lyndon B. Johnson concede a Oppenheimer o Prêmio Enrico Fermi como gesto de reabilitação política. É revelado que a conversa anterior de Oppenheimer com Einstein não era sobre Strauss, mas sim sobre as amplas implicações das armas nucleares. Oppenheimer se questiona se o teste Trinity – em grande parte sua criação – desencadeou uma “reação em cadeia” de eventos que poderiam levar a um holocausto nuclear.
ATENÇÃO: Alerta de spoilers!
- Data de lançamento: 21 de julho de 2023
- Diretor: Christopher Nolan
- Música: Ludwig Göransson
- Baseado em: American Prometheus de Kai Bird e Martin J. Sherwin
- Distribuição: Universal Pictures
Curiosidades
O elenco inclui cinco vencedores do Oscar: Casey Affleck, Kenneth Branagh, Matt Damon, Gary Oldman, Rami Malek e dois indicados ao Oscar: Robert Downey Jr. e Florence Pugh.
Pela primeira vez, um filme preto e branco será usado em uma câmera de filme IMAX para filmar certas cenas.
Elenco e personagens de Oppenheimer
Veja os atores que estão presente no elenco desse filme e quais os personagens eles interpretam.
Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer
J. Robert é um dos físicos creditados como pai da bomba atômica. Saiba mais sobre Cillian Murphy.
Emily Blunt como Katherine “Kitty” Oppenheimer
Kitty é a esposa do físico J. Robert.
Robert Downey Jr. como Lewis Strauss
Lewis é o presidente da Comissão de Energia Atômica dos EUA.
Rami Malek como David L. Hill
David é um físico nuclear americano.
Florence Pugh como Jean Tatlock
Jean Tatlock é membro do Partido Comunista dos EUA.
Onde assistir Oppenheimer online
O filme ainda não está disponível, foi lançado em 21 de julho de 2023 nos cinemas e em breve nas plataformas de streaming para assistir online.
Trailer
Assista ao Trailer oficial do filme legendado e veja algumas cenas dos atores em ação.
Imagens e wallpapers
Veja algumas imagens e wallpapers do filme, nas imagens mostram alguns dos personagens em cena.
Reviews recentes
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.